quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Campanha Reciclagem do lixo nas Comunidades

Redução e Reciclagem do Lixo

Problema
Diminuir o consumo de lixo e aumentar a reciclagem do mesmo.

Justificativa
Com o aumento da população, das tecnologias e consequentemente da poluição é preciso encontrar medidas para serem tomadas pelas pessoas, para reduzirmos os impactos ambientais que estão ocorrendo.

Objetivos
· Conscientizar os educandos sobre os problemas ambientais gerados pelo consumo excessivo do lixo e pelo destino inadequado do mesmo;
· Conscientizar as pessoas das comunidades onde os alunos vivem da importância de separar e entregar o lixo para que a reciclagem seja feita;
· Confeccionar cartazes e panfletos para a campanha da reciclagem do lixo;
· Diminuir a quantidade da produção de lixo;
· Preservar e cuidar das nossas comunidades ajudando a preservar o Planeta Terra.

Turma para realizar a atividade

Ensino Médio.


Duração do Projeto

Aproximadamente 2 meses, com duas aulas semanais de 40 minutos.


Materiais utilizados

Cartazes, lápis de cor, lápis de escrever, caneta, borracha, folhas, fita adesiva, régua, canetinha, textos, pesquisa na internet, editor de texto no computador, vídeos, máquina digital, panfletos.

Metodologia
O professor deverá levar textos referentes aos impactos ambientais causados pelo lixo e sobre alternativas que devem ser realizadas para amenizar e tentar combater essa situação.
Depois de discutir sobre os textos, os educandos deverão elaborar seus próprios textos referentes aos problemas causados pelo lixo, na sala informatizada deverão digitá-los e criar hiperlinks para sites com assuntos significativos que complementam o texto.
Esses textos deverão ser publicados no blog da escola se ela possuir, ou no blog do professor, para que as pessoas tenham acesso a esse trabalho, instigando-as a mudar de atitudes e para valorizar o trabalho dos alunos. Divulgar no blog também as fotos de algumas famílias que eles visitaram, dos cartazes e dos panfletos da campanha.
Confeccionar cartazes e panfletos para a campanha da reciclagem do lixo nas comunidades onde os alunos vivem.
Os alunos deverão passar nas casas das famílias das comunidades explicando sobre os problemas ambientais que o lixo provoca e conscientizando as pessoas da importância de consumirmos menos lixo e de reciclar.
Como os alunos vivem numa área rural distante dos pontos de coleta e o caminhão do lixo passa recolhendo uma vez por mês, em consenso com os moradores, os alunos poderão produzir um roteiro, onde cada família se responsabiliza em recolher e levar o lixo até o ponto de coleta, uma vez por mês.

Avaliação
Os alunos serão avaliados pela produção dos textos com uso de hiperlinks, pela confecção dos cartazes e panfletos e pelo empenho na Campanha de Redução e Reciclagem do Lixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário